Loading...
A definição do ponto envolve muita observação, feeling e informação. É importante avaliar se a quantidade de veículos que circula diariamente é compatível com o número de vagas ofertado pelos estabelecimentos já implantados na região.
Grandes cidades ou algumas regiões nos centros urbanos podem estar saturadas. Existem
basicamente duas regiões para se implantar um estacionamento: aquelas que estão perto de zonas comerciais onde os prédios, escritórios e comércio predominam, e outra, em locais com alta circulação de automóveis, geralmente perto de bares, cinemas, restaurantes, hotéis e metrô.
Alguns empreendedores do ramo apontam que o local ideal deve ficar nas proximidades de centros empresariais e faculdades. Além isso, há que se observar se existem lojas, edifícios de bancos, consultórios ou hospitais nas imediações.
Ainda no quesito localização, o futuro empreendedor deve atentar para o conselho dos especialistas, para quem um empreendimento nesse segmento só é viável em cidades com mais de 200 mil habitantes.
Respeitada essa restrição, porém, os estacionamentos podem ser vistos como uma boa
opção de investimento. Mesmo porque, na maioria das cidades do país, soluções que contemplem o uso em maior escala de transporte coletivo só virão a longo prazo e, com isso, a frota de veículos só tende a crescer.
Por fim, as atividades econômicas da maioria das cidades são regulamentadas pelo
Plano Diretor Urbano (PDU). É essa Lei que determina o tipo de atividade que pode funcionar em determinado endereço. A consulta de local junto à Prefeitura é o primeiro passo para avaliar a implantação de seu estacionamento.