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Uma vez colocado em funcionamento o novo negócio, estabelece-se um novo desafio: a sua gestão competitiva, capaz de oferecer ao mercado os melhores produtos e serviços e assegurar o retorno do capital investido.
Gerenciar o negócio significa colocar à prova o talento, o conhecimento e a experiência do empreendedor.
Administrar é o processo de organizar o que foi planejado, assegurando a liderança e o controle na execução do trabalho de todos que fazem parte direta ou indiretamente da empresa. É usar os recursos administrativos disponíveis com vistas a alcançar os objetivos estabelecidos.
CLIENTES
São clientes de um estacionamento, pessoas físicas, proprietárias de veículos e que necessitam de estacioná-los. Há também empresas como restaurantes, escritórios, farmácias, bancos e lojistas, que não possuem estacionamento próprio e alugam um determinado número de vagas para o conforto dos seus clientes.
No entanto, para ganhar projeção no mercado você deve lançar um olhar crítico sobre seu futuro negócio, analisá-lo do ponto de vista do consumidor e a partir daí definir a clientela que pretende conquistar. Você pode começar identificando segmentos específicos e levantar informações como renda, idade, classe social, nível de instrução, etc., para traçar o perfil dos futuros consumidores do produto que sua empresa venderá.
DIVULGAÇÃO
O ditado popular diz que “a propaganda é a alma do negócio”, mas a gente pode continuar dizendo que os "músculos" também são importantes. Assim, entendemos que dotar os clientes internos (funcionários, os "músculos" do negócio) de informações sobre os produtos oferecidos é a chave para vendê-los ao cliente externo.
Voltando à "alma do negócio", concluímos que para atingir o consumidor e garantir as vendas, você deve planejar o seu marketing. E como fazer isso? A primeira sugestão é fazer uma análise da sua realidade: identifique quais são os custos de seus serviços, adapte-os e busque a otimização de sua alocação. Mantenha seus consumidores motivados, partindo para uma revisão da sua estrutura de comercialização, avaliando paralelamente, se essa estrutura atinge seu mercado-alvo com sucesso.
Lembre-se que o marketing deve ser contínuo e sistêmico. Considere ainda, que num plano de marketing é importante o conhecimento de elementos como preço, produto (serviço), ponto (localização) e promoção. Avaliar as preferências e necessidades de seus clientes em relação às funções, finanças, facilidade, "feeling" (sensibilidade) e futuro.
As empresas devem ter consciência de que a qualidade nos serviços prestados é, ainda, a melhor forma de tornar-se conhecida e sólida num mercado competitivo. A propaganda boca a boca é fator de fortalecimento das marcas.
DIVERSIFICAÇÃO
Outro modelo comum de estacionamento é o que permite a exploração das garagens em prédios comerciais.
A multiplicação de estacionamentos provocou ociosidade nas garagens gerenciadas por empresas pequenas. Nestas, a maioria vem trabalhando com 25% das vagas desocupadas. Aliado a isso, a diminuição da quantidade de terrenos disponíveis nas grandes cidades, fez com que tornasse um bom negócio o investimento na exploração de garagens de edifícios comerciais, tais como prédios corporativos, shoppings e hospitais.