O ideal é que o empreendedor procure manter-se o mais bem informado possível sobre as alterações na legislação principalmente no que se refere ao seu negocio.
Em especial no que se refere a tributos. Isso porque, por simples falta de conhecimento, ele pode ter que arcar com altos passivos no futuro.
Eu conheço um caso de um amigo que é um prestador de serviços que abriu a sua empresa em. Por falha de seu contador, a sua empresa foi aberta no sistema Simples, que não é o ideal para o seu tipo de negócio.
Resultado: quando percebeu o erro, teve que pagar os impostos atrasados somados a juros e multas. O pior que este contador era uma pessoa de minha confiança.
Simplesmente cometeu um erro, mas os prejuízos caíram sobre o empresário, por isso agora procuro me manter informado para não confiar apenas no que o contador diz.
O prestador de serviços também sofreu com a burocracia para a abertura de sua empresa, mesmo antes das mudanças na legislação.
Já vi empresas ter que aguardar mais de três meses para que meu talonário de notas fiscais ficasse pronto. Isso pode fazer perder alguns trabalhos importantes.
Mesmo assim, tocar sozinho a abertura ou o encerramento de uma empresa é algo extremamente complicado, portanto o suporte do contador é aconselhável, desde que o empresário não deixe tudo nas mãos deste profissional.
O ideal é acompanhar tudo de perto, saber como tudo funciona para poder cobrar o trabalho do profissional de maneira correta, assim evitando o erro deste colaborador.
E lembrando que cancelar o funcionamento de uma empresa, por exemplo, é um trâmite ainda mais complexo que abri-la.